6 de fevereiro de 2009

Coisita que dá água na boca: Peixe ao molho de maracujá

Ótimo pra ser feito naquele dia de preguiça ou de pouca inspiração.

Ingredientes:

- 1 quilo de filés de congro rosa (pode ser outro tipo de peixe, mas esse aí é adorável)
- farinha de trigo para empanar
- sal e pimenta moída na hora a gosto
- 2 dentes de alho
- cheiro verde
- 2 maracujás grandes
- 1 lata de creme de leite
- 1 colher de sopa de manteiga
- óleo para fritar

Eu começo temperando os filés com o limão, alho, sal, pimenta e cheiro verde. Deixo os bichinhos descansando no molho por algum tempo (acho que, no mínimo, meia hora). Enquanto isso, vou me ocupar do molho de maracujá. Corto as frutas e bato no liquidificador - só um pouco - para que as sementes se soltem (pode guardar algumas sementinhas para colocar no molho depois e fazer uma bossa). Passo o caldo por uma peneira e reservo. Numa panela de fundo grosso, derreto a manteiga, junto o suco de maracujá, o creme de leite, sal a gosto (eu pus uma pitada só) e deixo ferver, mexendo sempre pra dar uma engrossada.

Quando os filés já descansaram o suficiente é hora de fritá-los. Antes disso, vou passando na farinha de trigo de um lado e de outro, sempre com cuidado e apertando um pouquinho. A essas alturas, o óleo na frigideira já está bem quente. Nessas horas é ótimo ter uma frigideira de fundo triplo. Vou deitando os filés nesse óleo, deixando dourar e virando com bastante cuidado. Esse peixe é de carne bastante delicada, por isso, uso sempre duas espátulas. Ficou douradinho? Hora de secá-los no papel-toalha e arrumá-los numa travessa.

Sirva os filés acompanhados do molho, salada verde e, se gostar, arroz branquinho ou integral. Fica suave e azedinho. Resumindo: uma delícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário